ouvidoria@faat.edu.br WhatsApp – (11) 94747-9800 faat@faat.edu.br (11) 0800 772 4142
Instituição Notícias Cursos Graduação Pós-graduação Extensão Oportunidades CEPE Faat On Line Processo Seletivo
HISTÓRIA DA BIBLIOTECA PROF. JOÃO PEREIRA DIAS

A história da Biblioteca Prof. João Pereira Dias, com base em alguns registros documentais e em relatos de funcionários e ex-funcionários, deve começar pelo conhecimento de seu patrono. O professor João Dias, formado em Ciências pela PUC-Campinas, embora nascido em São José do Rio Pardo considerava Atibaia sua cidade natal de coração, tendo falecido no ano de 1979, com 64 anos de idade. Entre suas realizações, como educador e homem empreendedor, destaca-se sua intervenção para que o governo estadual de São Paulo encampasse o então Colégio Atibaiense, escola particular onde lecionava matemática. Trata-se da conhecida escola estadual hoje chamada Major Juvenal Alvim. Em 1951, o Professor João fundou a escola Técnica de Comércio, a primeira com curso de Contabilidade no período noturno. Por estes e outros feitos, e também pelas suas qualidades como professor, pode-se dizer que ele foi uma das personalidades mais importantes da educação em Atibaia.

Em 1971, como o auxílio de famílias tradicionais de Atibaia, o prof. João Dias fundou a Instituição Educacional Atibaiense LTDA., primeira faculdade de Atibaia, conhecida como FACACA (Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Atibaia), localizada à Rua Nove de Julho, no Centro de Atibaia, na mesma área em que se encontrava o Colégio Gertrudes Pires Alvim (Escola de Comércio de Atibaia), também criada por ele.

A biblioteca da FACACA possuía inicialmente um modesto acervo com livros de literatura, administração e contabilidade adquiridos através de compras e de pequenas doações locais. É no ano de 1994, que a primeira bibliotecária contratada pela Faculdade inicia os trabalhos biblioteconômicos, visto que até então, tal trabalho era comandado por profissionais que não tinham formação em biblioteconomia. Assumia essa função, a Sra. Assunta Novelli Bronzatto, que acompanhou e empreendeu, juntamente com a funcionária Ana Maria Henrique de Gregório, o sistema de serviços oferecidos pela Biblioteca. Tudo era feito de forma manual, com fichas digitadas em ordem de autor, título e assunto para facilitar a busca dos usuários. A pesquisa bibliográfica funcionava de forma muito mais trabalhosa, sendo necessário ao atendente verificar os arquivos locais e externos para assim auxiliar os alunos e professores.

Em 1999, com a criação de uma nova mantenedora que daria início a atual FAAT Faculdades, em sucessão a FACACA, os novos mantenedores e diretores iniciaram trabalho de criação de novos cursos de graduação, começando pelo curso de Pedagogia, somando-se aos existentes cursos de Administração e Ciências Contábeis. Nos primeiros anos foram criados, também, os cursos Direito, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Relações Públicas e Letras. Em 2002, A bibliotecária Sonia Barreto de Novaes assume a biblioteca que, além de administrar o acervo, lidera vários projetos educacionais e sociais.

No ano de 2006 a FAAT inaugura o novo campus, no bairro da Boa Vista, e homenageia um de seus fundadores, com o nome de Campus Universitário prof. Manoel Ferraz. A partir de então, novos cursos são criados, como os cursos de Psicologia, Artes Visuais, Matemática e vários cursos Tecnológicos (Marketing, Gestão Financeira, Recursos Humanos, Logística, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Ambiental e Design de Interiores) e posteriormente as engenharias (Civil, Produção e Elétrica).

Com o crescimento do acervo, o sistema gerencial “Sophia”, que hoje organiza o banco de dados da Biblioteca foi comprado em 2004. Desde sua inclusão até o início do ano de 2016, 63 mil exemplares entre obras e periódicos foram cadastrados, sem contar os materiais atualizados que foram doados por usuários e comunidade externa. Em 2008, ingressa como bibliotecária, Sandra Aparecida Pereira que dá continuidade ao crescimento e organização da biblioteca. No ano de 2010 assume a bibliotecária Dalila Silva Queiroz, que administra uma rápida ampliação do acervo devido ao seu desenvolvimento natural com novos cursos e expansão da pós-graduação. Em 2012, a bibliotecária Aline de Freitas é contratada, imprimindo dinamismo e modernidade à gestão da biblioteca que passa a contar com novos espaços, equipamentos mais modernos, ampliação do quadro de funcionários e a continuidade de ampliação do acervo físico e digital.

O novo ambiente da biblioteca passa a possibilitar uma interação maior com a cultura, haja vista que no espaço para exposições começa a receber mostras itinerantes de diversos temas e de diversos autores e locais diferentes. As visitas às exposições geram horas complementares para os cursos, como forma de incentivo.

FAAT - Estrada Municipal Juca Sanches, 1050 - Boa Vista - (11) 4414 4140 / Unidade Centro: Av. 9 de Julho , 288 - (11) 4413-1671 - (11) 4412-6738 - ()11) 4411-6728