Instituição Notícias Cursos Graduação Pós-graduação Extensão Oportunidades Biblioteca Faat On Line Processo Seletivo

ÁREA DE ADMINITRAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOCIAL

Cursos de Extensão da FAAT

EDUCAÇÃO CONTINUADA

(para portadores de curso superior)

 

Programação para o 1º semestre de 2015

 

Áreas de Administração e Comunicação Social

Área de ADMINISTRAÇÃO e COMUNICAÇÃO

Curso

Conteúdo

Desenvolvimento de carreira (32 h)

(Coaching empresarial)

Os pilares do desenvolvimento de carreira: formação escolar; experiência de vida e profissional, comportamento e autodesenvolvimento. Coaching empresarial e o desenvolvimento de equipes. Coaching para líderes. Auto coaching e o desenvolvimento do gestor líder.

 

Consultoria de Recursos Humanos (32 h)

 

O papel do consultor de RH na perspectiva do RH estratégico. Perfil do consultor de RH. Modelo de Gestão de RH com consultor interno. Barreiras à implantação do modelo. Relacionamento com as demais áreas estratégicas da empresa. Levantamento de necessidades do cliente interno e externo.

 

Estratégias na Gestão de Pessoas (32 h)

 

A evolução do RH para a Gestão Estratégica de Pessoas (GDP). Tendências contemporâneas na GDP. As áreas funcionais da Gestão de pessoas, na perspectiva estratégica: recrutamento e seleção, gestão da cultura e do clima organizacional, avaliação de desempenho, política de carreira, remuneração, gestão de competência, gestão da diversidade, desenvolvimento e valorização das pessoas.

 

Gestão das Políticas e das práticas de RH (32 h)

 

A importância da implementação de políticas de gestão de pessoas alinhadas às estratégias da empresa.

Políticas de Gestão de Pessoas:

1.       O que são e como implantar políticas de Gestão de Pessoas.

2.       As características de boas políticas de Gestão de Pessoas.

3.       Temas que necessitam de políticas

As práticas da captação e seleção de talentos: mercado de trabalho, planejamento do quadro de pessoas, captação e seleção de pessoas.

As práticas de desenvolvimento de pessoas:  sistemas de avaliação de desempenho e gestão do desenvolvimento.

 

Gestão de Cargos e da Remuneração (32 h)

 

Conceituar Remuneração e Salário, analisar o poder motivacional da remuneração, descrever e avaliar cargos, elaborar política de remuneração, planejamento de carreiras e distribuição de lucros e resultados.

Elaborar pesquisa salarial

Conhecer as principais tendências da área de remuneração.

 

Legislação Trabalhista (32 h)

 

Princípios e as fontes do Direito do Trabalho. Introdução ao Direito do Trabalho. Direito individual do Trabalho; Contrato de Trabalho; Direito Coletivo. Relações Coletivas de Trabalho. Salário e remuneração. Sujeitos da relação de emprego: empregador e empregado. Jornada de trabalho e as regras constitucionais.

Comportamento Humano nas Organizações (32 h)

 

Comportamento organizacional, personalidade e trabalho. Inferências estressantes do sistema de crenças pessoais no comportamento profissional. Relação entre atitudes e comportamento; satisfação com o trabalho e comportamento. As influências comportamentais na dinâmica do trabalho. Estratégias de gestão da diversidade do comportamento humano.

 

Gestão de Portfólio e Programas (32h)

Trabalha com o conceito de que existem projetos simultâneos em uma empresa e de como se  pode aplicar as melhores técnicas e ferramentas para conseguir os benefícios esperados dos projetos.

 

Gestão da Comunicação em Projetos (32h)

Trabalha com o conceito de mapear todos os interessados no projeto a fim de montar um plano de comunicação eficiente e abrangente, onde cada pessoa receba a informação necessária para a execução das suas atribuições dentro do projeto.

 

Gestão da Qualidade em Projetos (32h)

Trabalha com o conceito de entregar exatamente o que foi contratado com a qualidade que foi contratada, sem acrescentar nada mais no escopo definido, dando transparência no momento das entregas.

 

Gestão de Compras e Suprimentos (32h)

Trabalha com o conceito de definição do que deve ser feito pela equipe do projeto e o que deve ser comprado e em que momento deve ser comprado.

 

 

Estratégias de Negócios (32 h)

 

Fundamentos para a formulação de estratégias de negócios. Estratégias e a criação de valor para o negócio (e acionistas). Análise do ambiente interno das organizações e avaliação de suas forças competitivas. Avaliação macroambiental: oportunidades e ameaças. Formulação e implementação de estratégias. Avaliação de estratégias: metas, de mercado, de geração de valor ao negócio. 

 

 

Modelos de Gestão e Sustentabilidade (32 h)

 

Análise das principais proposições históricas de modelos de gestão: a evolução da escola clássica, burocracia segundo Max Weber, as organizações segundo Mintzberg, administração da qualidade com enfoque na produção e debates sobre o modelo japonês de administração. Estudos dos modelos de gestão contemporâneos baseados em inovação, internacionalização,  governança coorporativa, sustentabilidade, terceirização e quarteirização etc.

Logística: Transportes e Centros de distribuição (32 h)

 

Modais de Transportes: Aeroviário, Rodoviário, Ferroviário, Hidroviário e Dutoviário, Transporte Multimodal e Intermodal. Operadores Logísticos. Centro de Distribuição. Custos Logísticos. Indicadores de Desempenho Logístico.

 

 

Sistemas de Administração da Produção (32 h)

 

 

 

 

 

 

 

Competitividade e Produtividade. Classificação dos Sistemas Produtivos. Estratégia de Manufatura e Prioridades Competitivas. Atividades de PPCP - Planejamento, Programação e Controle da Produção. Previsão da Demanda. Planejamento Agregado e MPS - Programa Mestre da Produção. MRP – Planejamento das Necessidades de Materiais. CRP – Planejamento das Necessidades de Capacidade. Sistema MRP II (Manufacturing Resources Planning). Sistema JIT (Just in Time). Sistema OPT (Optimized Production Technology). Sistemas Híbridos. Aplicabilidade dos Sistemas de Administração da Produção.

 

Projeto da Rede de Operações Produtivas

 (32 h)

 

Aspectos gerais da Gestão de Projetos. Sistemas de produção e suas características. Estratégias de Operações. Decisões de Integração Vertical e Horizontalização. Avaliação da localização de instalações industriais e de serviços. Dimensionamento da capacidade produtiva. Arranjo físico e fluxo. Desenvolvimento do produto e do processo.

 

Manutenção Industrial (32 h)

 

Visão estratégica da Manutenção Industrial. Conceituação de Confiabilidade. Parâmetros da Confiabilidade. A Curva da Banheira. Análise de Modos de Falhas e Efeitos – FMEA. A Questão do Erro Humano. Tipos de Manutenção. TPM – Manutenção Produtiva Total. Manutenção Planejada. Manutenção Autônoma. Estudos de Casos envolvendo os temas acima apresentados.

 

Economia e Finanças corporativas (32 h)

 

Cenários econômicos e as empresas. Estrutura de mercado e negociações empresariais. Políticas econômicas. Comportamento do Mercado. Crises Financeiras Internacionais e seus reflexos nas empresas que operam no país. Governança e Sustentabilidade. Governança e Finanças Corporativas.

 

Contabilidade Gerencial (32 h)

 

Relatórios Contábeis. Aspectos sobre situação financeira versus situação econômica. Regimes de Contabilidade (Apuração de Resultado). Balanço Patrimonial. Reduções de valor no Ativo Não Circulante. Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC). Administração de Capital de Giro. Demonstração do Valor Adicionado (DVA). Avaliação de Empresas (EBITDA/EVA / MVA).

 

Contabilidade Tributária e Controladoria (32h)

Contabilidade Tributária: conceito e função. LALUR (adição, exclusão e compensação). Registros Contábeis e tributários. Provisão e apropriação. Depreciação e amortização. Impostos e contribuições incidentes sobre a venda (ICMS, IPI, PIS e COFINS). ISS, IOF, INSS e FGTS. CSLL e IRPJ (Lucro real, presumido e arbitrado). Ativos fiscais diferidos (Deliberação CVM n.º 273/98). IR, CSLL, PIS e COFINS retidos na fonte. Transferência de bens e de mercadorias de estabelecimento matriz para filiais ou vice-versa. Impostos e Contribuições pagas indevidamente ou a maior que o devido. Variação cambial decorrente de operações com o exterior. PIS e COFINS incidente na Importação. PIS e COFINS – Regime Cumulativo. Avaliação contábil de investimentos. Remuneração de Juros sobre o Capital Próprio. Remuneração indireta.

 

Gestão Orçamentária (32 h)

 

O processo Empresarial de Criação de Valor; O Sistema Empresa e o Processo de Gestão; Plano Orçamentário; Orçamento de Vendas, Produção e Capacidade; Orçamento de Materiais e Estoques; Orçamento de Despesas Departamentais; Orçamento de Investimentos e Financiamentos; Orçamento em Entidades não Industriais; Projeção das Demonstrações Financeiras; Controle Orçamentário.

 

Legislação e Planejamento Tributário (32 h)

 

Fundamentos da Gestão Tributária: Introdução ao direito; Sistema Tributário Nacional; princípios constitucionais tributários; legislação tributária; espécies tributárias; competência tributária; definição de: fato gerador, base de cálculo, alíquota dos principais tributos; Obrigação Tributária - Principal e acessória; Sujeito Ativo e Passivo e Lançamento Tributário;

Gestão Tributária das Atividades Empresariais: Técnica de tributação e suas características específicas.

Tópicos Avançados da Gestão Tributária: Conceitos e objetivos do planejamento tributário; Incentivos Fiscais; atendimento à fiscalização; legislação sobre Crime contra a ordem tributária.

 

Gestão dos Tributos da Formação de Preços e Custos

Custos para formação de preços: Métodos de custeamento; Métodos de formação de preços. Tributos diretos e indiretos: impacto na formação do preço e custo. Tributos previdenciários e trabalhistas: impacto na formação do preço e custo. Tributos internacionais: impacto na formação do preço e custo.

 

Área de COMUNICAÇÃO

Curso

Conteúdo

 

Estratégias de Negócios (32 h)

 

Fundamentos para a formulação de estratégias de negócios. Estratégias e a criação de valor para o negócio (e acionistas). Análise do ambiente interno das organizações e avaliação de suas forças competitivas. Avaliação do macro ambiente: oportunidades e ameaças. Formulação e implementação de estratégias. Avaliação de estratégias: metas, de mercado, de geração de valor ao negócio. 

 

Comunicação e Responsabilidade Socioambiental (16h)

O papel da comunicação no âmbito da Sustentabilidade e Responsabilidade Social das organizações. Possibilitar a compreensão dos conceitos de Responsabilidade Social e Sustentabilidade para as organizações.  Ações de responsabilidade social e sustentabilidade de empresas no Brasil e seus impactos nas comunidades.

 

Governança e Reputação Corporativa (16h)

Trata do conceito e história da Governança Corporativa, bem como a forma como são estabelecidas as relações das empresas com os acionistas e outros stakeholders. Analisa o papel da comunicação na Governança Corporativa e as normas e atuação do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Apresenta e avalia política e estratégias de Governança.

Branding e Gestão da Marca (32)

Desenvolvimento da estratégia do negócio com a estratégia da marca. Elementos da estratégia da marca. Plataforma e Arquitetura, posicionamento e comunicação da marca. Gerenciamento da marca.

 

Decisões do Mix de Marketing e Plano de Marketing (32h)

O Papel do Marketing nas Organizações. A importância estratégica do marketing para a tomada de decisões em comunicação. O Mix de Marketing ou Composto de Marketing. Planejamento de Marketing: Visão estratégica e mercadológica.

 

 

               Atualizado: 11.04.2014

 

PÚBLICO ALVO

Profissionais, portadores de curso superior (bacharelado, tecnológico e licenciatura), interessados em aprimorar e atualizar conhecimentos em sua área de atuação profissional, na perspectiva da Educação Continuada.

 

LOCAL

FAAT – Unidade Centro

Av. Nove de Julho, 288 – Centro, Atibaia, SP.

 

FAAT – Campus D. Pedro

Estrada Municipal Juca Sanches, 1050 – Jardim Brogotá, Atibaia, SP.

 

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO:

A FAAT oferece descontos especiais para seus ex-alunos, entidades parceiras e auxílio transporte. Os cursos podem ser pagos em 03 parcelas. Consulte nossa Secretaria.

 

INFORMAÇÕES

Secretaria de Pós-graduação

FAAT – Unidade Centro

Horário: 13h30min às 21h30min, de segunda a sexta-feira.

Fone: 11 4413-1671        4412- 6738         4411-6728         E-mail: secretaria.pos@faat.edu.br

 

Downloads

Cronograma

EDUCAÇÃO CONTINUADA CATÁLOGO ADM e COMUNICAÇÃO 2º sem 2014 24 07 2014.doc
 

 
 
INSTITUIÇÃO

Histórico
Missão e Objetivos
Corpo Administrativo
Secretaria
Infra-Estrutura

NOTÍCIAS

Índice de Notícias
Busca
Jornal da FAAT
Imprensa

OUTROS LINKS

CPA - Comissão Própria de Avaliação
Links
Central de Relacionamentos
Como Chegar
Fale Conosco

CURSOS - GRADUAÇÃO

Administração
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Artes Visuais
Ciências Contábeis
Comunicação Social - Jornalismo
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
Comunicação Social - Relações Públicas
Direito
Design de Interiores
Engenharia Civil
Engenharia de Produção
Finanças
Gestão Ambiental
Gestão de Recursos Humanos
Letras
Logística
Marketing
Matemática
Pedagogia
Psicologia
Redes de Computadores
CURSOS PÓS-GRADUAÇÃO

MBA Executivo Empresarial
MBA Gestão de Projetos
MBA Gestão da Produção e Logística
MBA em Gestão do Varejo (e Shopping Center)
MBA Gestão Financeira e Controladoria
MBA Gestão Tributária
MBA em Gestão da Qualidade: Indústria, Saúde e Serviços
MBA Gestão e Desenvolvimento de Pessoas
MBA Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais
MBA em Gestão de Serviços da Saúde
MBA em Marketing e Comunicação
MBA em Empreendedorismo
Educação Corporativa e Práticas em Treinamento
Gestão Ambiental
Gestão do Turismo e Sustentabilidade
Educação Ambiental
Projetos Sociais: Políticas e Gerenciamento
Arte: Criação e Ensino
Arte-Educação e Inclusão
Psicopedagogia
Gestão Escolar 1000 horas
Gestão Escolar 460 horas
Língua Portuguesa e Literaturas
Educação Infantil e Alfabetização
Educação Matemática
Educação Especial e Inclusiva: Deficiência Intelectual
Língua Inglesa no Mundo Globalizado
Metodologia do Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Práticas Pedagógicas em Língua Portuguesa e Matemática do 1º ao 5º ano do E.F.
Didática do Ensino Superior
Direito Civil e Processual Civil
Direito Penal e Processual Penal
Direito do Trabalho e Processual do Trabalho
Direito Previdenciário e Securitário
MBA Executivo em Direito Empresarial
Direito de Família e das Sucessões
Psicossomática
Fundamentos da Psicossomática Infantil (aperfeiçoamento)
Fundamentos da Psicanálise (aperfeiçoamento)
EXTENSÃO

Cursos Educação Continuada
Cursos Livres
Projetos de Extensão
Iniciação Científica
Conselho Científico
Relatórios de Pesquisa
Produção Acadêmica
Revista Científica
Painel da Educação

OPORTUNIDADES

Vagas
Cadastrar Vaga
Convênio de Estágio

BIBLIOTECA

Quem foi João Pereira Dias?
Horário de Funcionamento
Regulamento
Bases de Dados
Periódicos / Links Eletrônicos
Acervo Biblioteca

FAAT ONLINE

Professores
Alunos

PROCESSO SELETIVO

Informações
Cursos Oferecidos
Inscrição
Consultar Inscrição
Gabarito
Preços
Calendário
Edital
Manual
Provas Anteriores
Bolsas de Estudo

 
 
FAAT - Estrada Municipal Juca Sanches, 1050 - Boa Vista - (11) 4414 4140 / Unidade Centro: Av 9 de Julho , 288 - (11) 4413-1671