Instituição Notícias Cursos Graduação Pós-graduação Extensão Oportunidades Biblioteca Faat On Line Processo Seletivo
PRODUÇÃO ACADÊMICA

Gestão de Pessoas
Rubens Lopes de Oliveira

Relatório de Estágio
Aluno: Rubens Lopes de Oliveira
Orientador: Prof. Álvaro Luiz Domingos
Este trabalho trata da necessidade das instituições educacionais não mais diferenciarem ou hierarquizarem profissionais e instituições que atuam com as crianças pequenas e/ou aqueles que trabalham com as maiores, incorporando, de maneira integrada, as funções de educar e cuidar.
2002

1.2 EDUCAÇÃO INFANTIL

Nas últimas décadas, os debates em nível nacional e internacional apontam para a necessidade de que as instituições de educação infantil incorporem de maneira integrada as funções de educar e cuidar, não mais diferenciando nem hierarquizando os profissionais e instituições que atuam com as crianças pequenas e/ou aqueles que trabalham com as maiores.

As novas funções para a educação infantil devem estar associadas a padrões de qualidade.

Essa qualidade advém de concepções de desenvolvimento que consideram as crianças nos seus contextos sociais, ambientes, culturais e, mais concretamente, nas interações e práticas sociais que lhe fornecem elementos relacionados às mais diversas linguagens e ao contato com os mais variados conhecimentos para a construção de uma identidade autônoma.

A instituição de educação infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a freqüentam, indiscriminadamente, elementos da cultura que enriquecem o seu desenvolvimento e inserção social. Cumpre um papel socializador, proporcionando o desenvolvimento da identidade das crianças, por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em situações de interação.

Na instituição de educação infantil, pode-se oferecer às crianças condições para as aprendizagens que ocorrem nas brincadeiras e aquelas advindas de situações pedagógicas intencionais ou aprendizagens orientadas pelos adultos. É importante ressaltar, porém que essas aprendizagens, de natureza diversa, ocorrem de maneira integrada no processo de desenvolvimento infantil.

Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Neste processo, a educação poderá auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação, e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis.

Como encontrar?

O Relatório de Estágio do aluno Rubens Lopes de Oliveira encontra-se disponível na Biblioteca da Faculdades Atibaia - FAAT, com o tema 'Gestão de Pessoas'. Este trabalho trata da necessidade das instituições educacionais não mais diferenciarem ou hierarquizarem profissionais e instituições que atuam com as crianças pequenas e/ou aqueles que trabalham com as maiores, incorporando, de maneira integrada, as funções de educar e cuidar.

Administração - Inserido em 23/10/2004

VOLTAR

 
 
INSTITUIÇÃO

Histórico
Missão e Objetivos
Corpo Administrativo
Secretaria
Infra-Estrutura

NOTÍCIAS

Índice de Notícias
Busca
Jornal da FAAT
Imprensa

OUTROS LINKS

CPA - Comissão Própria de Avaliação
Links
Central de Relacionamentos
Como Chegar
Fale Conosco

CURSOS - GRADUAÇÃO

Administração
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Artes Visuais
Ciências Contábeis
Comunicação Social - Jornalismo
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
Comunicação Social - Relações Públicas
Direito
Design de Interiores
Engenharia Civil
Engenharia de Produção
Finanças
Gestão Ambiental
Gestão de Recursos Humanos
Letras
Logística
Marketing
Matemática
Pedagogia
Psicologia
Redes de Computadores
CURSOS PÓS-GRADUAÇÃO

MBA Executivo Empresarial
MBA Gestão de Projetos
MBA Gestão da Produção e Logística
MBA em Gestão do Varejo (e Shopping Center)
MBA Gestão Financeira e Controladoria
MBA Gestão Tributária
MBA em Gestão da Qualidade: Indústria, Saúde e Serviços
MBA Gestão e Desenvolvimento de Pessoas
MBA Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais
MBA em Gestão de Serviços da Saúde
MBA em Marketing e Comunicação
MBA em Empreendedorismo
Educação Corporativa e Práticas em Treinamento
Gestão Ambiental
Gestão do Turismo e Sustentabilidade
Educação Ambiental
Projetos Sociais: Políticas e Gerenciamento
Arte: Criação e Ensino
Arte-Educação e Inclusão
Psicopedagogia
Gestão Escolar 1000 horas
Gestão Escolar 460 horas
Língua Portuguesa e Literaturas
Educação Infantil e Alfabetização
Educação Matemática
Educação Especial e Inclusiva: Deficiência Intelectual
Língua Inglesa no Mundo Globalizado
Metodologia do Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Práticas Pedagógicas em Língua Portuguesa e Matemática do 1º ao 5º ano do E.F.
Didática do Ensino Superior
Direito Civil e Processual Civil
Direito Penal e Processual Penal
Direito do Trabalho e Processual do Trabalho
Direito Previdenciário e Securitário
MBA Executivo em Direito Empresarial
Direito de Família e das Sucessões
Psicossomática
Fundamentos da Psicossomática Infantil
Fundamentos da Psicanálise (aperfeiçoamento)
EXTENSÃO

Cursos Educação Continuada
Cursos Livres
Projetos de Extensão
Iniciação Científica
Conselho Científico
Relatórios de Pesquisa
Produção Acadêmica
Revista Científica
Painel da Educação

OPORTUNIDADES

Vagas
Cadastrar Vaga
Convênio de Estágio

BIBLIOTECA

Quem foi João Pereira Dias?
Horário de Funcionamento
Regulamento
Bases de Dados
Periódicos / Links Eletrônicos
Acervo Biblioteca

FAAT ONLINE

Professores
Alunos

PROCESSO SELETIVO

Informações
Cursos Oferecidos
Inscrição
Consultar Inscrição
Gabarito
Preços
Calendário
Edital
Manual
Provas Anteriores
Bolsas de Estudo

 
 
FAAT - Estrada Municipal Juca Sanches, 1050 - Boa Vista - (11) 4414 4140 / Unidade Centro: Av 9 de Julho , 288 - (11) 4413-1671