WhatsApp – (11) 94747-9800 faat@faat.edu.br (11) 4413-1671
Instituição Notícias Cursos Graduação Pós-graduação Extensão Oportunidades CEPE Faat On Line Processo Seletivo
HISTÓRICO

Comprometimento. Esse é um bom ponto de partida para que seja possível entender como as coisas acontecem na FAAT. Um dos nossos principais diferenciais da Instituição é o fato de que os mantenedores da FAAT, que assumiram a Mantenedora em 1999, eram professores da própria Instituição e até hoje ministram aulas.

Fundada em 1971, por empreendedores de famílias tradicionais de Atibaia, a Instituição Educacional Atibaiense Ltda. passava por sérias dificuldades financeiras. A FACACA (Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Atibaia), que antecedeu a FAAT, contava com apenas dois cursos (Administração e Ciências Contábeis), trezentos alunos matriculadas e ainda havia amargurado péssimas notas no Exame Nacional de Cursos (ENC), o antigo Provão do MEC, que hoje foi substituído pelo Exame Nacional de Estudantes (ENADE).

Foi então que cinco docentes da própria Instituição decidiram encarar o desafio de transformar a Instituição recém assumida, em um caso de sucesso. Logo ao assumirem, os novos mantenedores reuniram todos os alunos e professores da Instituição e mostraram o plano de ações que seria implementado, para que a Instituição pudesse ser resgatada.

Apoiados pela comunidade acadêmica, os novos mantenedores promoveram uma grande reestruturação no Plano de Desenvolvimento Institucional e nos Projetos Pedagógicos da Instituição, definindo-se metas a serem atingidas a médio e longo prazo. Em seguida, foram realizados investimentos na qualificação do corpo docente, com oferecimento de oportunidade para que os professores que já atuavam pudessem buscar capacitação, e na melhoria da Infraestrutura oferecida aos alunos.

Nascia a FAAT...

Já no primeiro ano de atuação da nova equipe de mantenedores, foi solicitada e concedida autorização para o funcionamento de um novo curso: Pedagogia.

Em 2001, o Curso de Administração da FAAT alcançou o primeiro conceito “A” no Provão do MEC, evidenciando que os esforços e investimentos que vinham sendo realizados estavam surtindo efeito. Seria o primeiro resultado exitoso em avaliações oficiais do MEC de vários que estavam por vir.

Os bons resultados nas avaliações do MEC atraíram alunos e impulsionaram o crescimento da Instituição. Nos anos seguintes, foram autorizados a funcionar os cursos de Direito, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Relações Públicas, Letras e Normal Superior.

Em razão do crescimento, a Mantenedora investiu na construção de um novo campus - moderno, estruturado e acessível – num terreno de 55 mil m², que passou a abrigar os cursos da FAAT. A inauguração ocorreu em 2006 e, desde então, o número de cursos e alunos só cresce. Este crescimento é acompanhado de um desempenho muito elevado nas avaliações oficiais do Ministério da Educação, que consolida a Instituição como a melhor da região.

Fórmula de sucesso

O corpo dirigente profissional, que assumiu a gestão da FAAT a partir de 2009, com o afastamento da Mantenedora da gestão direta, também é composto por professores da FAAT, que acompanharam a guinada nos rumos da Instituição e fazem questão de manter um relacionamento muito próximo e diferenciado com alunos e com o corpo docente. Essa maneira especial de gerir a Instituição, aliada a um processo de autoavaliação verdadeiro, universal e robusto, permitem a percepção de mudanças necessárias para aperfeiçoar o modelo adotado, no tempo certo - um trabalho em constante evolução.

A tríade de referenciais que determinam a qualidade e a eficiência das atividades de ensino, pesquisa e extensão é formada por: corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógica.

Corpo docente

Os gestores da FAAT entendem que é imprescindível contar com um grupo bem preparado para agir como mediadores eficientes no processo de ensino-aprendizagem. Eles devem ter habilidade necessária para incentivar os alunos a identificarem:

1) quando a intervenção é necessária;
2) qual proporção de inovação ela deve ter;
3) em que momento deve ser posta em prática.

Nesse sentido, a titulação é uma das principais ferramentas. Os patamares legais estabelecidos pelo Ministério da Educação são superados pela FAAT. Com relação à dedicação, diretores e coordenadores de cursos encontram na FAAT seu habitat preferido. Em regime de dedicação integral, desenvolvem suas atividades, também superando os parâmetros estabelecidos pelo MEC.

Infraestrutura

Diretores engajados, professores bem preparados e funcionários que "vestem a camisa". A equipe de trabalho é coesa e funcional. Contudo, para que essa receita de sucesso mantenha-se efetiva, a FAAT disponibiliza uma infraestrutura muito bem dimensionada, a fim de garantir as condições ideais para o trabalho do corpo docente e do corpo técnico-administrativo.

A Instituição coloca à disposição de seus acadêmicos laboratórios equipados e modernos, destinados ao desenvolvimento de atividades práticas pelos profissionais formados na FAAT. Compõem esse rol de ambientes específicos para o desenvolvimento de atividades práticas os laboratórios de física e de química; o núcleo de prática jurídica; a clínica-escola de psicologia; os laboratórios de processos de fabricação, de hidráulica, de materiais de construção e a maquetaria; a oficina pedagógica, os ateliês de artes e as salas de desenho; as agências de publicidade e propaganda, de jornalismo e de relações públicas; os estúdios de TV e rádio; a empresa júnior; entre outros.

A Instituição também conta com modernos laboratórios de informática e com serviço de empréstimo de netbooks e notebooks aos alunos. Para atender às exigências de formação prática, inerentes a cada curso, a Instituição disponibiliza softwares de ponta em seus laboratórios de informática, além de contar com licenças educacionais, que viabilizam que alunos e professores utilizem alguns desses programas em seus computadores pessoais.

A biblioteca é outra ferramenta imprescindível. O acervo de títulos e materiais da FAAT é constituído por exemplares atualizados e relevantes e assinaturas de periódicos nas principais áreas, abrangidas pelos cursos da Instituição.

Nas salas de aula, tudo foi dimensionado para proporcionar as melhores condições possíveis para favorecer o aprendizado: iluminação, temperatura ambiente, circulação de ar, mobiliário, recursos audiovisuais e outros necessários ao ambiente apropriado para aulas produtivas e interativas.

Organização Didático-Pedagógica

Em relação aos projetos pedagógicos, a FAAT visa a contemplar, da forma mais eficiente, a preparação do aluno para ingressar no mercado de trabalho e, tão logo isso ocorra, ascender na carreira.

O sistema de avaliação, norteado pelo Projeto de Desenvolvimento Institucional, reflete os parâmetros das correções de rota necessárias. As características e objetivos dos cursos, o perfil do profissional a ser formado e o planejamento curricular são submetidos à avaliação de profissionais de atuação destacada, que fornecem importantes subsídios aos professores que compõem os núcleos docentes estruturantes, responsáveis por acompanhar o desenvolvimento dos cursos. Essa iniciativa de envolver a sociedade nos processos avaliativos aproveita a experiência de pessoas que já estão no mercado de trabalho, para aprimorar o conteúdo programático das disciplinas dos cursos.

Os projetos pedagógicos contemplam, ainda, aspectos relacionados à pesquisa, que é desenvolvida nos trabalhos de conclusão, previstos nas matrizes curriculares dos cursos. A pesquisa também é desenvolvida no âmbito do CEPE, Centro de Estudos e Pesquisas da FAAT, que é organizado em núcleos temáticos e é responsável por coordenar a iniciação científica e todas as demais iniciativas de pesquisa da Instituição, como, por exemplo, o ConFAAT, congresso anual de pesquisa e iniciação científica, que é organizado pela Instituição e ocorre no próprio campus da FAAT.

Numa integração efetiva com a comunidade, a FAAT estimula iniciativas e desenvolve projetos que requerem esforços conjuntos. Os alunos são incentivados a buscar a integração com a comunidade por meio de atividades e cursos de extensão, que contemplam áreas como gestão, meio-ambiente, saúde, acessibilidade, arte, história, lazer e esporte, contribuindo com o processo de desenvolvimento e melhoria da qualidade da vida da população da região de influência da Instituição.

Qualidade de Ensino

As chancelas do MEC são a maior demonstração de que a FAAT caminha na direção certa. Desde 2001, quando o Curso de Administração obteve sua primeira nota A no antigo Exame Nacional de Cursos (Provão), a FAAT vem se acostumando a colecionar altas notas nas avaliações do MEC.

Ano após ano cursos da Instituição vêm obtendo conceitos máximos no ENADE. No IGC, Índice Geral de Cursos, que é o indicador que mede a qualidade do Ensino Superior no Brasil (https://www.youtube.com/watch?v=WirhYbCdyKk) a FAAT alcançou conceito 04 (escala de 01 a 05) em todas as edições realizadas. Apenas pouco mais de 70 Instituições Universitárias, entre mais de duas mil, conseguiram alcançar conceitos 04 ou 05 em todas as edições do IGC. Na avaliação realizada pelo MEC através de visita técnica ao campus da FAAT (Recredenciamento), a Instituição obteve nota 04 (escala de 01 a 05), destacando-se a nota 05 (máxima), concedida pelos representantes do MEC para a infraestrutura (laboratórios, salas de aula, computadores, softwares, etc.).

Assim, como é possível constatar, nosso objetivo é buscar, incessantemente, a máxima qualidade possível, através de projetos bem planejados e executados, preço acessível e satisfação de todos os envolvidos com a Instituição: alunos, professores, funcionários e comunidade. Esses são os ingredientes da fórmula desenvolvida e utilizada pela FAAT para contribuir no processo de construção de uma sociedade mais justa, ética, consciente e solidária.

Venha nos visitar e verifique o porquê da FAAT figurar como a melhor Instituição da região, mantendo índices de qualidade oficiais do MEC em padrões nacionalmente elevados.

 
 
INSTITUIÇÃO

Histórico
Missão e Objetivos
Corpo Administrativo
Secretaria
Infra-Estrutura

NOTÍCIAS

Índice de Notícias
Busca
Jornal da FAAT
Imprensa

OUTROS LINKS

CPA - Comissão Própria de Avaliação
Links
Central de Relacionamentos
Como Chegar
Fale Conosco

CURSOS - GRADUAÇÃO

Administração
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Artes Visuais
Ciências Contábeis
Comunicação Social - Jornalismo
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
Comunicação Social - Relações Públicas
Direito
Design de Interiores
Engenharia Civil
Engenharia de Produção
Finanças
Gestão Ambiental
Gestão de Recursos Humanos
Letras
Logística
Marketing
Matemática
Pedagogia
Psicologia
Redes de Computadores
CURSOS PÓS-GRADUAÇÃO

Engenharia de Segurança do Trabalho
MBA Executivo Empresarial
MBA Gestão de Projetos
MBA Gestão e Desenvolvimento de Pessoas
MBA Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais
MBA Gestão Financeira e Controladoria
MBA em Logística
Gestão Ambiental
MBA em Gestão da Tecnologia da Informação
Direito Civil e Processual Civil
Arte-Educação e Inclusão
Psicopedagogia
Educação Infantil e Alfabetização
Metodologia do Ensino - Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Educação Especial e Inclusiva: Deficiência Intelectual (aprovado pelo CEE-SP)
Gestão Escolar - Formação de Gestor Escolar (aprovado pelo CEE-SP)
Terapia Cognitivo Comportamental
Fundamentos da Psicossomática Infantil (aperfeiçoamento)
Fundamentos da Psicanálise (aperfeiçoamento)
EXTENSÃO

Cursos Educação Continuada
Cursos Livres
Projetos de Extensão
Iniciação Científica
Conselho Científico
Relatórios de Pesquisa
Produção Acadêmica
Revista Científica
Painel da Educação

OPORTUNIDADES

Vagas
Cadastrar Vaga
Convênio de Estágio

BIBLIOTECA

Quem foi João Pereira Dias?
Horário de Funcionamento
Regulamento
Bases de Dados
Periódicos / Links Eletrônicos
Acervo Biblioteca

FAAT ONLINE

Professores
Alunos

PROCESSO SELETIVO

Informações
Cursos Oferecidos
Inscrição
Consultar Inscrição
Gabarito
Preços
Calendário
Edital
Manual
Provas Anteriores
Bolsas de Estudo

 
 
FAAT - Estrada Municipal Juca Sanches, 1050 - Boa Vista - (11) 4414 4140 / Unidade Centro: Av. 9 de Julho , 288 - (11) 4413-1671 - (11) 4412-6738 - ()11) 4411-6728