WhatsApp – (11) 94747-9800 faat@faat.edu.br (11) 4413-1671
Instituição Notícias Cursos Graduação Pós-graduação Extensão Oportunidades CEPE Faat On Line Processo Seletivo
NOTÍCIAS

14/11/2017 11:26:54
Comitê de Direitos Humanos da FAAT promove Semana da Consciência Negra

  A I Semana da Consciência Negra da FAAT acontece de 18 a 22 de novembro e reunirá palestra, exposição fotográfica, teatro, musica e apresentação de Rap. O evento tem como objetivo valorizar e promover reflexão sobre a questão racial no Brasil.

   Abrindo a semana, em 18 de novembro (sábado), a partir das 10h, no auditório do Campus Dom Pedro, Raphael Cruz, mestre em Relações Internacionais, professor da FAAT, pesquisador de políticas públicas e membro do Comitê de Educação em Direitos Humanos, ministra a palestra  "Consciência Negra e Direitos Humanos". Segundo Cruz, "dois temas de muita responsabilidade e de conexão mútua que precisam ser tratados".
 
   
   O evento contará com a participação do rapper GAV (Guiando Almas Vazias) acompanhado do Dj Lobo. GAV começou a sua trajetória no rap em 2012 sob a influência de seu irmão mais velho e em 2014, lançou seu primeiro EP intitulado "Se Encontre". É idealizador do projeto "A Rua Fala", um coletivo que tem o objetivo de apresentar a cultura do Hip Hop aos moradores do bairro Jardim Rincão, onde ele reside, trazendo grupos ou MCs que estão em evidencia no Rap e o movimento Hip Hop em geral. Em fevereiro de 2017, foi finalista do Festival Sons da Rua, no qual dividiu o palco com artistas renomados, como: Emicida, Rael, Criolo e Marechal. 
   O grupo Ylé Pedra Branca apresenta a peça "No Caminho das Águas", que tem por objetivo enaltecer o líquido mais precioso que temos - "a água". O grupo homenageia as mulheres.
 
 
   De 18 a 28 de novembro, na Biblioteca João Pereira Dias, acontece a exposição Projeto Fotográfico "Paleta Negra", desenvolvido pela fotógrafa Rosana Guimarães, que é participante do projeto Na Quebrada desenvolvido pelo CEPE. O projeto foi criado em fevereiro de 2017 e aborda o colorismo mostrando o empoderamento das mulheres negras de Atibaia e região em capas de revistas. Ao comentar sobre colorismo Rosana explica que quanto mais retinta a pele mais racismo a pessoa passa. "No Brasil, a palavra negro para muitas pessoas é ofensiva, pois, aqui culturalmente, socialmente e verbalmente ela está atrelada ao negativismo", ressalta. A ideia do projeto é mostrar exatamente o oposto deste pensamento. 
 
   
   A Quarta Cultural especial da I Semana da Consciência Negra (22), acontece das 21h às 21h20 e traz o cantor e compositor Kinho Nascimento (violão e voz) acompanhado de José Januário, na percussão. No repertório, clássicos da Musica Popular Brasileira. Kinho é formado em canto pela Fundação das Artes de São Caetano e José Januário é professor de bateria e já tocou com grandes nomes, como o cantor Zé Ramalho. 
   Para Gilvan Elias Pereira, Diretor Acadêmico da FAAT, a Semana de Consciência Negra é muito importante para a Instituição e para a comunidade, pois esse tema atinge diretamente a sociedade. "Falar sobre a questão racial desperta nas pessoas a reflexão sobre a importância de se debater sobre esse assunto", ressalta.
   A Semana de Consciência Negra é promovida pelo Comitê de Direitos Humanos da FAAT, criado em junho de 2017. O Comitê tem por finalidade fomentar ações voltadas às questões de Direitos Humanos, sendo uma adesão ao pacto nacional de Educação em Direitos Humanos do Ministério da Educação (MEC).
   O evento é gratuito e aberto ao público. Os alunos devem se inscrever pela Secretaria Online para validação de atividades complementares.
 

 

 


 

Compartilhe este texto:

|

<< voltar

FAAT - Estrada Municipal Juca Sanches, 1050 - Boa Vista - (11) 4414 4140 / Unidade Centro: Av. 9 de Julho , 288 - (11) 4413-1671 - (11) 4412-6738 - ()11) 4411-6728