WhatsApp – (11) 94747-9800 faat@faat.edu.br (11) 4413-1671
Instituição Notícias Cursos Graduação Pós-graduação Extensão Oportunidades CEPE Faat On Line Processo Seletivo
NOTÍCIAS

24/11/2017 12:03:51
FAAT realiza Seminário PIBID 2017

   A FAAT, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), realiza neste sábado (25), seminário dos projetos desenvolvidos em 2017 pelos alunos participantes do programa. O evento acontece a partir das 9h, no auditório do Campus Dom Pedro.
 
                                                                                                                                                                     (Foto: Margo)
 
   "Nossa Terra, Atibaia: O paraíso quase possível na terra. A construção dos saberes escolares em História e Artes a partir da aula passeio" e "Artes com pinturas na pele" são os temas dos projetos que serão apresentados no Seminário.
   Além das apresentações, os alunos irão compartilhar suas experiências ao realizarem dos projetos.
 
   Sobre o PIBID
   
   O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado em 2007, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação (MEC), que naquele período passou também a induzir, fomentar e avaliar a política de formação de professores da educação básica (em parceria com o Conselho Nacional da Educação e outras entidades federais, estaduais e municipais). 
   O PIBID se consolidou rapidamente, e faz parte de uma política fundamental de valorização da formação de professores para a educação básica. Contudo, a participação nesse programa era exclusivamente para Instituições públicas. Somente no edital aberto em 2013, foi permitido a participação de Instituições com fins lucrativos, desde que os participantes fossem alunos PROUNI e os materiais necessários sejam oferecidos pela Instituição. 
   O programa oferece bolsas para que alunos de licenciatura exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de educação básica, contribuindo para a integração entre teoria e prática, para a aproximação entre universidades e escolas e para a melhoria de qualidade da educação brasileira. Para assegurar os resultados educacionais, os bolsistas são orientados por coordenadores de área (docentes das licenciaturas) e por supervisores (docentes das escolas públicas onde exercem suas atividades).
   Várias temáticas são discutidas e possibilitam aos participantes apresentarem as diversas opções teóricas e metodológicas de seus subprojetos para a iniciação à docência, bem como instigar o debate de outros temas complexos e atuais como a interdisciplinaridade e as tecnologias aplicadas ao contexto escolar. 
   A FAAT teve seu projeto aprovado em 2013, e desde 2014 participa do PIBID com subprojetos nas Licenciaturas em: Pedagogia, Letras, Artes e Matemática. 
 

 

 


 

Compartilhe este texto:

|

<< voltar

FAAT - Estrada Municipal Juca Sanches, 1050 - Boa Vista - (11) 4414 4140 / Unidade Centro: Av. 9 de Julho , 288 - (11) 4413-1671 - (11) 4412-6738 - ()11) 4411-6728