WhatsApp – (11) 94747-9800 faat@faat.edu.br (11) 4413-1671
Instituição Notícias Cursos Graduação Pós-graduação Extensão Oportunidades CEPE Faat On Line Processo Seletivo
NOTÍCIAS

07/05/2018 14:55:26
Projeto "Na Quebrada" propõe educação em Direitos Humanos

   O despertar do aluno por meio de projetos de natureza interventiva e de educação em Direitos Humanos nas periferias regionais é o ponto central do projeto "Na Quebrada", idealizado pelo professor mestre Raphael Cruz, integrante do Centro de Estudos e Pesquisas (CEPE/UNIFAAT). Trata-se de um projeto de iniciação cientifica que reúne estudantes dos cursos de Artes Visuais, Direito, Letras e Psicologia.
 
   
   Como parte do projeto, os alunos pesquisadores tiveram a campo nos bairros periféricos de Mairiporã, Atibaia e Franco da Rocha, onde puderam compreender a atuação e a ausência de políticas públicas de acesso e garantia a direitos. A ação teve como objetivo traçar um quadro comparativo entre a atuação dessas políticas e as ações propostas pelos alunos, tendo como resultado as intervenções diretas nas periferias dessas cidades.
   Segundo o professor Raphael Cruz, "Esse projeto passa por propostas de inovações sociais que surgiram na África, em países como Moçambique, na Europa, como na Dinamarca e Portugal e alguns modelos bem sucedidos na América do Sul. Agora na UNIFAAT com o comitê de educação em Direitos Humanos, do qual faço parte, visualizei uma possibilidade concreta de atuação". 
   A ideia do projeto é trabalhar com três conceitos: a autonomia do aluno em trazer suas ideias e viabilizá-la na prática; o protagonismo, na qual o aluno é o agente transformador social; e a multiplicação, realizada na própria instituição ou nos bairros que estão em situação de extrema vulnerabilidade.
 
   
   Para Marina Oliveira, aluna 4º ano de Psicologia, "O projeto só vem me comprovar que é possível estar atuando diretamente no contexto social mais fragilizado e fazer a diferença. No final das contas há o materialismo dialético, somos mais ajudados do que ajudamos nessa troca". 
   Já, Ananda Cardoso, do 2º ano de Artes Visuais, acredita que com essa pesquisa é possível visualizar a dignidade dos menos favorecidos e como podemos contribuir no processo de acesso e garantia de direitos. 
   O projeto pretende uma atuação prática que envolva o conhecimento acadêmico com um potencial prático em periferias, trazendo exposições artísticas, rodas de conversas com temas ligados aos Diretos Humanos e a realização de uma coleta de dados precisa para um estudo em profundidade das ausências de políticas públicas.
   Como resultado desse projeto, o professor Raphael e as alunas participantes foram convidados para escrever um artigo para revista internacional Enclyclopedia, da Alemanha, relacionando o "Na Quebrada" com o tema "Sustentabilidade".
   Em breve o projeto disponibilizará a agenda de atuações. 
   Para conhecer um pouco mais sobre o "Na Quebrada" entre em contato com o professor Raphael Cruz pelo e-mail: raphacruz@hotmail.com
 

 

 


 

Compartilhe este texto:

|

<< voltar

FAAT - Estrada Municipal Juca Sanches, 1050 - Boa Vista - (11) 4414 4140 / Unidade Centro: Av. 9 de Julho , 288 - (11) 4413-1671 - (11) 4412-6738 - ()11) 4411-6728