WhatsApp – (11) 94747-9800 faat@faat.edu.br (11) 4413-1671
Instituição Notícias Cursos Graduação Pós-graduação Extensão Oportunidades CEPE Faat On Line Processo Seletivo
NOTÍCIAS

14/05/2018 16:33:06
Curso de Psicologia promove Semana da Luta Antimanicomial

   O curso de Psicologia da UNIFAAT promove a Semana da Luta Antimanicomial, entre os dias 14 e 18 de maio. A programação conta com exibição de documentários, apresentação de pôsteres, mostra de fotografias, performances dos alunos, oficinas de pintura, plantão psicológico e exposição de Nestor Lampros, artista plástica e professor. 
 
(Foto: Divulgação)
   
   Segundo a proposta do Conselho Regional de Psicologia, na Semana da Luta Antimanicomial, em 18 de maio de 2014, Moacyr Bertolino, conselheiro do CRP, expressou  que a proposta  da Semana é "defender uma sociedade que tenha como valor a liberdade, a igualdade e a justiça social e que promova o cuidado das pessoas em sofrimento psíquico em liberdade, no seu território, na sua comunidade. Isso apenas se constrói investindo em serviços e políticas públicas inclusivas e comunitárias, e que respeitem a autonomia do sujeito, o direito à liberdade e as diferenças regionais e individuais".

   Confira a programação completa:

   14 e 15 de maio 
   Local: Campus Dom Pedro
   Horário: 19h20
  Exposição dos trabalhos elaborados e confeccionados pelos alunos do curso de Psicologia e exibição do trabalho fotográfico "Ponto de Vista", realizado pela psicóloga Daniela Lucas Pereira e a fotógrafa Karina Lumina Iliesco.  
   Exposição do artista plástico Nestor Lampros (sala D-15). De 14 a 21 de maio. 
   Nestor Isejima Lampros é arte-educador, poeta, escritor, quadrinista, artista gráfico e artista plástico. Tem formação em Letras pela Fundação de Ensino Superior de Bragança (FESB) e pós-graduação em Arte-Educação pela UNIFAAT. Nestor tem mais de 47 exposições pelo Brasil e pelo mundo, criou ilustrações para livros e revistas em editoras, como a Ática, Editora Três e Patuá. Em 2003, recebeu menção honrosa no Prêmio Yolanda Mallosi de Artes em Atibaia e foi premiado no Salão de Humor de Cerquilho na categoria "Cartum". Em 2004 e 2008, recebeu o prêmio no Mapa Cultural Paulista na categoria "Poesia". Também em 2008, recebeu Menção Honrosa no Mapa Cultural Paulista, em Artes Visuais, e menção Honrosa no XVII Salão de Artes de Atibaia. O artista foi selecionado para participar do 48º Festival de Música e Poesias de Paranavaí no Paraná e do 17º Salão de Arte de Catanduva (2013). Com o seu livro de poesias "Roupagem Leve", foi ganhador do Concurso de incentivo à publicação de livros da Secretaria de Cultura de Atibaia (2012). Nestor Lampros já foi premiado três vezes no Concurso de Poesia e Contos em Atibaia. (2002 - 2004 - 2007).


   Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
   Local: CAPS - Atibaia, localizado na Rua dos Pires, 77, Caetetuba
   Horário: 9h às 11h 
  Oficina de beleza (manincure, cabelereiro e maquiagem), bazar de trocas e piquenique com os usuários do CAPS e familiares, tendo a participação dos alunos de Psicologia da UNIFAAT. Além de plantão psicológico com os estagiários de psicologia da Instituição.

   16 de maio
   Local: Auditório UNIFAAT
   Horário: 19h30 às 22h20
   Exibição do filme Si Puro Fare. Seguido de debate com a professora doutora Yara Milan. 
   Professora Yara é doutora em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é pesquisadora da  Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), consultora do Ministério da Educação e Cultura, coordenadora da Escola Superior de Direito Constitucional, pesquisadora da Escola de Comunicação e Are, professora da Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras e professora e consultora da UNIFAAT.
   17 de maio
   Local: Campus Dom Pedro
   Horário: 19h
   Oficina de pintura com a psicóloga e artista plástica Neusa Monteleone.
   Neusa Monteleone é formada em licenciatura em desenho e plástica, fez cursos sobre técnicas mistas, análises de obras de artes, desenho clássico, arte moderna e xilogravura. Sua trajetória inclui trabalhos com crianças do Projeto Curumim e da Clínica Psicológica de Atibaia. Em seu currículo, Neusa possui premiações em diversos salões de artes plásticas e exposições em Atibaia, Mogi Mirim, Amparo, São Paulo e Valparaíso no Chile.

   Local: Auditório UNIFAAT
   Horário: 20h
   Apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 4º ano de Psicologia. Seguido de uma roda de conversas sobre Políticas Públicas e Saúde Mental com o professor doutor Paulo Malvasi e a professora mestre Kátia Ricci, junto ao psicólogo Waldomiro Epifânio Buenos Sales.
  Paulo Malvasi é doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. É professor e pesquisador do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Santa Casa de São Paulo, pesquisador do Núcleo de Etnografias Urbanas (NEU/CEBRAP), pesquisador associado do projeto temático Gestão do Conflito na Produção da Cidade Contemporânea: a experiência paulista e professor da UNIFAAT. 
  Kátia Ricci, é psicóloga e possui mestrado em Educação pela Unicamp. É professora titular e coordenadora dos Serviços-Escola da Clínica de Psicologia da UNIFAAT. Trabalha em consultório particular com atendimentos de orientação psicanalíticas. Desde 2014, atua como facilitadora de aprendizagem do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa na abordagem construtivista da educação de adultos em cursos de metodologia ativa de apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS).
  Waldomiro Sales é especialista em Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em Gestão de Redes e Atenção à Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Foi coordenador do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) de Extrema. Atualmente, é Psicólogo do CAPS II em Pouso Alegre, Minas Gerais e conselheiro da XV Plenária do Centro Regional de Psicologia de Minas Gerais.

   Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
   Local: CAPS - Atibaia, localizado na Rua dos Pires, 77, Caetetuba
   Horário: 9h30 às 11h30
  Oficina de plantio de flores e hortaliças, piquenique e oficina de pintura com a psicóloga e artista plástica Neusa Monteleone com a participação dos usuários do CAPS, alunos e professor do curso de Psicologia da UNIFAAT. Além de plantão psicológico com os estagiários de psicologia da instituição de ensino.

   18 de maio - Dia Nacional da Luta Antimanicomial
   Local: Campus Dom Pedro
  Entrevista com os psiquiatras Dr. Maurílio dos Santos e Dr. Onésimo Soares sobre o processo de "Desinstitucionalização e Tratamento Atuais" relacionando com algumas de suas experiências profissionais.
   Doutor Maurílio dos Santos é responsável pelo ambulatório de Saúde Mental do Município de Atibaia.
   Onésimo Soares é diretor clínico da Comunidade Reviver para a recuperação de dependentes químicos.

 

 


 

Compartilhe este texto:

|

<< voltar

 
 
INSTITUIÇÃO

Histórico
Missão e Objetivos
Corpo Administrativo
Secretaria
Infra-Estrutura

NOTÍCIAS

Índice de Notícias
Busca
Jornal da FAAT
Imprensa

OUTROS LINKS

CPA - Comissão Própria de Avaliação
Links
Central de Relacionamentos
Como Chegar
Fale Conosco

CURSOS - GRADUAÇÃO

Administração
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Artes Visuais
Ciências Contábeis
Comunicação Social - Jornalismo
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
Comunicação Social - Relações Públicas
Direito
Design de Interiores
Engenharia Civil
Engenharia de Produção
Finanças
Gestão Ambiental
Gestão de Recursos Humanos
Letras
Logística
Marketing
Matemática
Pedagogia
Psicologia
Redes de Computadores
CURSOS PÓS-GRADUAÇÃO

Engenharia de Segurança do Trabalho
MBA Executivo Empresarial
MBA Gestão de Projetos
MBA Gestão e Desenvolvimento de Pessoas
MBA Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais
MBA Gestão Financeira e Controladoria
MBA em Logística
Gestão Ambiental
MBA em Gestão da Tecnologia da Informação
Direito Civil e Processual Civil
Arte-Educação e Inclusão
Psicopedagogia
Educação Infantil e Alfabetização
Metodologia do Ensino - Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Educação Especial e Inclusiva: Deficiência Intelectual (aprovado pelo CEE-SP)
Gestão Escolar - Formação de Gestor Escolar (aprovado pelo CEE-SP)
Terapia Cognitivo Comportamental
Fundamentos da Psicossomática Infantil (aperfeiçoamento)
Fundamentos da Psicanálise (aperfeiçoamento)
EXTENSÃO

Cursos Educação Continuada
Cursos Livres
Projetos de Extensão
Iniciação Científica
Conselho Científico
Relatórios de Pesquisa
Produção Acadêmica
Revista Científica
Painel da Educação

OPORTUNIDADES

Vagas
Cadastrar Vaga
Convênio de Estágio

BIBLIOTECA

Quem foi João Pereira Dias?
Horário de Funcionamento
Regulamento
Bases de Dados
Periódicos / Links Eletrônicos
Acervo Biblioteca

FAAT ONLINE

Professores
Alunos

PROCESSO SELETIVO

Informações
Cursos Oferecidos
Inscrição
Consultar Inscrição
Gabarito
Preços
Calendário
Edital
Manual
Provas Anteriores
Bolsas de Estudo

 
 
FAAT - Estrada Municipal Juca Sanches, 1050 - Boa Vista - (11) 4414 4140 / Unidade Centro: Av. 9 de Julho , 288 - (11) 4413-1671 - (11) 4412-6738 - ()11) 4411-6728