WhatsApp – (11) 94747-9800 faat@faat.edu.br (11) 4413-1671
Instituição Notícias Cursos Graduação Pós-graduação Extensão Oportunidades CEPE Faat On Line Processo Seletivo
NOTÍCIAS

14/05/2018 16:33:06
Curso de Psicologia promove Semana da Luta Antimanicomial

   O curso de Psicologia da UNIFAAT promove a Semana da Luta Antimanicomial, entre os dias 14 e 18 de maio. A programação conta com exibição de documentários, apresentação de pôsteres, mostra de fotografias, performances dos alunos, oficinas de pintura, plantão psicológico e exposição de Nestor Lampros, artista plástica e professor. 
 
(Foto: Divulgação)
   
   Segundo a proposta do Conselho Regional de Psicologia, na Semana da Luta Antimanicomial, em 18 de maio de 2014, Moacyr Bertolino, conselheiro do CRP, expressou  que a proposta  da Semana é "defender uma sociedade que tenha como valor a liberdade, a igualdade e a justiça social e que promova o cuidado das pessoas em sofrimento psíquico em liberdade, no seu território, na sua comunidade. Isso apenas se constrói investindo em serviços e políticas públicas inclusivas e comunitárias, e que respeitem a autonomia do sujeito, o direito à liberdade e as diferenças regionais e individuais".

   Confira a programação completa:

   14 e 15 de maio 
   Local: Campus Dom Pedro
   Horário: 19h20
  Exposição dos trabalhos elaborados e confeccionados pelos alunos do curso de Psicologia e exibição do trabalho fotográfico "Ponto de Vista", realizado pela psicóloga Daniela Lucas Pereira e a fotógrafa Karina Lumina Iliesco.  
   Exposição do artista plástico Nestor Lampros (sala D-15). De 14 a 21 de maio. 
   Nestor Isejima Lampros é arte-educador, poeta, escritor, quadrinista, artista gráfico e artista plástico. Tem formação em Letras pela Fundação de Ensino Superior de Bragança (FESB) e pós-graduação em Arte-Educação pela UNIFAAT. Nestor tem mais de 47 exposições pelo Brasil e pelo mundo, criou ilustrações para livros e revistas em editoras, como a Ática, Editora Três e Patuá. Em 2003, recebeu menção honrosa no Prêmio Yolanda Mallosi de Artes em Atibaia e foi premiado no Salão de Humor de Cerquilho na categoria "Cartum". Em 2004 e 2008, recebeu o prêmio no Mapa Cultural Paulista na categoria "Poesia". Também em 2008, recebeu Menção Honrosa no Mapa Cultural Paulista, em Artes Visuais, e menção Honrosa no XVII Salão de Artes de Atibaia. O artista foi selecionado para participar do 48º Festival de Música e Poesias de Paranavaí no Paraná e do 17º Salão de Arte de Catanduva (2013). Com o seu livro de poesias "Roupagem Leve", foi ganhador do Concurso de incentivo à publicação de livros da Secretaria de Cultura de Atibaia (2012). Nestor Lampros já foi premiado três vezes no Concurso de Poesia e Contos em Atibaia. (2002 - 2004 - 2007).


   Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
   Local: CAPS - Atibaia, localizado na Rua dos Pires, 77, Caetetuba
   Horário: 9h às 11h 
  Oficina de beleza (manincure, cabelereiro e maquiagem), bazar de trocas e piquenique com os usuários do CAPS e familiares, tendo a participação dos alunos de Psicologia da UNIFAAT. Além de plantão psicológico com os estagiários de psicologia da Instituição.

   16 de maio
   Local: Auditório UNIFAAT
   Horário: 19h30 às 22h20
   Exibição do filme Si Puro Fare. Seguido de debate com a professora doutora Yara Milan. 
   Professora Yara é doutora em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é pesquisadora da  Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), consultora do Ministério da Educação e Cultura, coordenadora da Escola Superior de Direito Constitucional, pesquisadora da Escola de Comunicação e Are, professora da Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras e professora e consultora da UNIFAAT.
   17 de maio
   Local: Campus Dom Pedro
   Horário: 19h
   Oficina de pintura com a psicóloga e artista plástica Neusa Monteleone.
   Neusa Monteleone é formada em licenciatura em desenho e plástica, fez cursos sobre técnicas mistas, análises de obras de artes, desenho clássico, arte moderna e xilogravura. Sua trajetória inclui trabalhos com crianças do Projeto Curumim e da Clínica Psicológica de Atibaia. Em seu currículo, Neusa possui premiações em diversos salões de artes plásticas e exposições em Atibaia, Mogi Mirim, Amparo, São Paulo e Valparaíso no Chile.

   Local: Auditório UNIFAAT
   Horário: 20h
   Apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 4º ano de Psicologia. Seguido de uma roda de conversas sobre Políticas Públicas e Saúde Mental com o professor doutor Paulo Malvasi e a professora mestre Kátia Ricci, junto ao psicólogo Waldomiro Epifânio Buenos Sales.
  Paulo Malvasi é doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. É professor e pesquisador do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Santa Casa de São Paulo, pesquisador do Núcleo de Etnografias Urbanas (NEU/CEBRAP), pesquisador associado do projeto temático Gestão do Conflito na Produção da Cidade Contemporânea: a experiência paulista e professor da UNIFAAT. 
  Kátia Ricci, é psicóloga e possui mestrado em Educação pela Unicamp. É professora titular e coordenadora dos Serviços-Escola da Clínica de Psicologia da UNIFAAT. Trabalha em consultório particular com atendimentos de orientação psicanalíticas. Desde 2014, atua como facilitadora de aprendizagem do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa na abordagem construtivista da educação de adultos em cursos de metodologia ativa de apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS).
  Waldomiro Sales é especialista em Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em Gestão de Redes e Atenção à Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Foi coordenador do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) de Extrema. Atualmente, é Psicólogo do CAPS II em Pouso Alegre, Minas Gerais e conselheiro da XV Plenária do Centro Regional de Psicologia de Minas Gerais.

   Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
   Local: CAPS - Atibaia, localizado na Rua dos Pires, 77, Caetetuba
   Horário: 9h30 às 11h30
  Oficina de plantio de flores e hortaliças, piquenique e oficina de pintura com a psicóloga e artista plástica Neusa Monteleone com a participação dos usuários do CAPS, alunos e professor do curso de Psicologia da UNIFAAT. Além de plantão psicológico com os estagiários de psicologia da instituição de ensino.

   18 de maio - Dia Nacional da Luta Antimanicomial
   Local: Campus Dom Pedro
  Entrevista com os psiquiatras Dr. Maurílio dos Santos e Dr. Onésimo Soares sobre o processo de "Desinstitucionalização e Tratamento Atuais" relacionando com algumas de suas experiências profissionais.
   Doutor Maurílio dos Santos é responsável pelo ambulatório de Saúde Mental do Município de Atibaia.
   Onésimo Soares é diretor clínico da Comunidade Reviver para a recuperação de dependentes químicos.

 

 


 

Compartilhe este texto:

|

<< voltar

FAAT - Estrada Municipal Juca Sanches, 1050 - Boa Vista - (11) 4414 4140 / Unidade Centro: Av. 9 de Julho , 288 - (11) 4413-1671 - (11) 4412-6738 - ()11) 4411-6728