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Educação Especial e Inclusiva: Deficiência Intelectual
Objetivos Público Alvo Periodicidade Grade Curricular Corpo Docente Fale com o Coordenador Metodologia

Apresentação do curso

Considerando a realidade da exclusão do processo educativo enfrentada principalmente com as crianças portadoras de necessidades especiais (deficiência intelectual), o curso de Pós-graduação lato sensu (especialização) em Educação especial e inclusiva da Faat (área: Deficiência Intelectual) visa a preparar o profissional de educação para atuar na perspectiva de uma educação inclusiva, seja no atendimento educacional especializado, no sistema regular de ensino, proporcionando ambiente de atendimento adequado, discussão, compartilhamento de experiências, produção e difusão de novos conhecimentos na área.

Para cumprir tal proposta, o curso organiza-se em dois módulos dedicados ao estudo e aprofundamento do conhecimento na área. O primeiro módulo, de formação básica, com 300h, e aborda os seguintes aspectos:

a) o contexto histórico, a evolução e as atuais políticas educacionais para a Educação Especial e Inclusiva;
b) as questões afetas à relação Escola, Família e Comunidade;
c) as contribuições da Psicologia e da Pedagogia para a compreensão do desenvolvimento e condições de aprendizagem da criança e jovem com deficiência; e
d) os aspectos científicos e metodológicos para desenvolver estudos e pesquisas nessa área.

O segundo módulo, com 350 horas dedica-se ao estudo das especificidades da deficiência Intelectual, promovendo estudos sobre:

a) a fundamentação teórica das diversas síndromes que causam a deficiência intelectual em crianças e adolescentes e suas relações com o desenvolvimento cognitivo humano;
b) a fundamentação instrumental-metodológica para o trabalho pedagógico especial (e inclusivo) com crianças e adolescentes com deficiência intelectual, para o desenvolvimento da aprendizagem e, em especial, para a alfabetização e desenvolvimento lógico-matemático;
c) os conhecimentos sobre as bases e diretrizes para a educação especial e inclusiva (deficiência intelectual) da Educação Infantil e Ensino Fundamental;
d) os diversos aspectos do Atendimento Educacional Especializado, as adaptações curriculares e o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) da criança e do adolescente;
e) o instrumental para o desenvolvimento de projetos em Educação Inclusiva.

Além desses dois módulos, o aluno deve realizar estágio de 100 horas, no mínimo, em ambiente que lhe proporcione atividades práticas na especialidade do curso (Deficiência intelectual).

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